Na manhã dessa quinta-feira (09), aconteceu no miniauditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) o evento CenTev Sinergia. O encontro foi realizado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), com o intuito de promover a interação entre os novos projetos pré-incubados e empresas incubadas.
Compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e presidente do Conselho de Administração do CenTev, professor João Galvão, o diretor executivo do CenTev, professor Sérgio de Paula, o presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI), professor Rodrigo Gava, a coordenadora da IEBT, Natália Ferreira e o representante das empresas incubadas, Rômulo Balga.
O vice-reitor, professor João Galvão, acredita que com o apoio da UFV e da IEBT, as empresas selecionadas para os programas de pré-incubação e incubação terão melhores condições de prospectar negócios, crescer e promover o crescimento da região.
Os componentes da mesa de abertura tomaram seus lugares na plateia e logo em seguida foram apresentados os onze projetos selecionados para o Programa de Pré-incubação e a empresa selecionada para a incubação.
Vinícius Duarte, responsável pelo projeto Microbiotec, acredita que o suporte da IEBT é essencial para o desenvolvimento e planejamento do projeto e futura validação do produto no mercado. “A IEBT é a ‘coluna vertebral’ do projeto. Nós temos a ideia, mas não sabemos ao certo qual a melhor maneira de colocá-lo no mercado.”, comenta o responsável pelo projeto.
O presidente pela CPPI, professor Rodrigo Gava, destaca o potencial do CenTev no que diz respeito à inovação de base tecnológica. “O suporte que Universidade oferece e a solidez da marca UFV ajudam muito as empresas. Além disso, o fato de o CenTev ter ligação com a Universidade e de aglutinar pessoas com os mesmos interesses, empresas que compartilham de uma base comum (a tecnologia), e a possibilidade de relacionamento entre as empresas, são características extraordinárias do Centro. A CPPI contribui com as empresas do CenTev sendo uma ligação entre a Universidade e a iniciativa privada e cuidando da propriedade intelectual dessas empresas”, comenta o presidente da Comissão.
Sobre o selecionados
No evento foram apresentados onze projetos para a pré-incubação e uma empresa para a incubação.
Os novos pré-incubados são: Coletiva Trading: Consultoria & Assessoria Internacional, AgroTec, Microbiotec, Drytech Soluções, Axial, Jardim. 1 – Paisagismo e Jardinagem, TechnoNeem, Produção de Híbridos Tradicionais de Milho, Sistema Integrado de Soluções para Ambientes de Inovação, eSites, RUPESTRIS. A nova empresa incubada é a Demilit.
Mais informações sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e sobre os novos selecionados nos programas da IEBT, clique aqui.