A Anprotec participou, na última semana, do “Workshop: Parque Tecnológico – Uma realidade para o Acre”, que ocorreu em Rio Branco. O encontro durou dois dias e promoveu o debate sobre a contribuição dos ecossistemas de inovação para o desenvolvimento regional. A iniciativa integra uma série de ações programadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre para criar um parque tecnológico no estado – o projeto prevê a implantação de incubadoras de empresas, a proteção da produção intelectual e o apoio à criação de centros tecnológicos, para capacitação da comunidade.
A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, ministrou palestra sobre os parques tecnológicos como plataformas estratégicas para o desenvolvimento regional e falou também sobre o cenário global. Para ela, os ambientes de inovação são importantes plataformas de desenvolvimento local e regional e devem direcionar seus esforços nesse sentido.
“Do ponto de vista dos polos tecnológicos, seja na forma de um parque científico tecnológico, seja na forma de iniciar com incubadoras que propiciem ações em torno de startups e de empresas nascentes inovadoras, o Acre, pelo que pude observar, já tem um conjunto bastante favorável para que isso aconteça. É necessário, portanto, que as instituições locais atuem na criação de mecanismos que incentivem e facilitem uma maior integração entre os ambientes produtivos, agentes de fomento e os segmentos responsáveis pela formação de mão de obra qualificada e oferta de tecnologia”, concluiu Francilene.
O coordenador de projetos da Associação, Carlos Eduardo Bizzotto, e representantes do Sebrae nacional e local também participaram das atividades. O deputado federal Sibá Machado (PT/AC), conselheiro da Anprotec, participou da abertura do evento e falou sobre a importância daquele momento: “Este é o caminho para o futuro, todos juntos para ajudar a mudar a vida de muitas pessoas”, disse o parlamentar.
Já a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, ressaltou o papel das parceiras na construção do parque. “Queremos colocar esse projeto em prática o mais rápido possível junto aos nossos parceiros para termos um ambiente de inovação, um parque tecnológico aqui no estado”, afirmou.
Incentivo a startups
No início de julho, o Sebrae/AC e a Secretaria de Ciência e Tecnologia lançaram, conjuntamente, um edital que vai selecionar as 16 melhores startups acreanas, premiando com mentoria e R$ 20 mil em dinheiro. As inscrições podem ser feitas aqui.
Para a secretária, Renata Souza, o Acre tem pessoas capacitadas e competentes para a criação e o desenvolvimento de startups. “Esse é um primeiro convênio, o primeiro incentivo desse patamar em startups. O que queremos é dar continuidade ao apoio às startups e, que depois, tenham outros convênios”.
*Com informações da Agência de Notícias do Acre
*Foto: Val Fernandes/Secom