O Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Tecnopuc, firmou convênio de cooperação e softlanding com o Skolkovo Technopark, principal Parque Científico e Tecnológico da Rússia, localizado em Moscou. A parceria foi formalizada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e CEO do Skolkovo Technopark, Renat Batyrov. O convênio foi firmado durante evento que reuniu lideranças da Associação Mundial de Parques Tecnológicos (Iasp) e gestores de Parques da Coréia do Sul, França, Estados Unidos, Finlândia, Espanha, Inglaterra e China.
Com a parceria, o Tecnopuc amplia as oportunidades de acesso para empresas brasileiras no ambiente de inovação russo, refletindo um direcionamento adotado pelo parque nos últimos três anos. “Temos intensificado ações de internacionalização, com foco em ampliar possibilidades de atuação das empresas instaladas no Parque”, afirma o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki.
Para a gestora de negociação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Simone Torrescasana, “o Tecnopuc vem ampliando as interações internacionais e fortalecendo o seu papel de agente promotor do desenvolvimento regional e do País. A parceria com o Skolkovo Technopark é mais uma oportunidade de expandirmos a nossa atuação no cenário internacional”, complementa.
Resultado de um projeto do governo russo, o Skolkovo Technopark busca posicionar o país no cenário da inovação internacional. Com mais de mil colaboradores, o parque desenvolve trabalhos com foco na criação de empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de TIC, Energia, Segurança e Espaço.
Parcerias internacionais
Em 2014, o Tecnopuc já havia formalizado acordo com o TusPark, um dos maiores parques tecnológicos da China. Agora, o convênio com o Skolkovo amplia ainda mais as possibilidades de parcerias entre empresas e startups gaúchas no exterior, assim como permite maior apoio para empresas estrangeiras ingressarem no mercado brasileiro. Os dois países sediarão os próximos eventos internacionais da Iasp, Bejing (China) em 2015 e Moscou (Rússia) em 2016.
* Com foto e informações da PUCRS