A Softex promove de 15 a 19 de junho uma missão internacional para Londres, Inglaterra, levando cinco startups integrantes do Programa Start-Up Brasil para participar da London Technology Week e conhecer investidores locais, empresas, empreendedores e possíveis clientes. Elas foram escolhidas a partir de um edital realizado no mês de maio pela Softex e que, no processo de seleção, levou em consideração o estágio mais avançado do negócio e seu potencial de internacionalização no futuro.
Realizado pela primeira vez no ano passado, o evento celebra a posição global de Londres como um viveiro de inovação tecnológica, de oportunidades para negócios, de empreendedorismo e de talento criativo. A programação inclui desde grandes conferências internacionais até oficinas, reuniões com investidores e agenda customizada para cada startup. Em 2014, mais de 40 mil pessoas de mais de 40 países participaram dos 203 eventos realizados em diferentes locais da capital da Inglaterra durante a London Technology Week.
“Essa missão é uma iniciativa do projeto de internacionalização que estamos desenhando para startups. Em Londres, nosso objetivo é apresentá-las ao inovador mercado do Reino Unido, a novos modelos de negócios e metodologias, bem como a novas formas de acesso ao capital, como o financiamento coletivo (crowdfunding)”, explica Ney Leal, vice-presidente executivo da Softex, entidade responsável pela gestão do Start-Up Brasil.
O gestor do Programa Start-Up Brasil, Vitor Andrade, acompanhará a delegação que é integrada pela Convenia, plataforma de gestão de recursos humanos da Turma 1; Maxmilhas, plataforma para intermediação da compra e venda de passagens aéreas emitidas por milhas da Turma 2; e da Turma 3, as empresas Emotion.me, central on-line para organização de casamentos; Sistema Hiper, sistema de ponto de venda de alta produtividade para gestão de pequenas e médias lojas de varejo (POS SaaS); e Virtual Avionics, startup que projeta e desenvolve equipamentos e sistemas profissionais para simulação de voo.
Na agenda das startups, além da participação em palestras durante a semana, estão programadas reuniões com especialistas em legislação, incentivos fiscais e impostos para orientação sobre como investir e abrir um negócio no Reino Unido; apresentação de casos de sucesso, sessões sobre acesso ao capital e pitch para potenciais investidores, além de encontros de relacionamento com players locais.
A participação das startups brasileiras na London Technology Week está sendo realizada pela Softex e conta com o apoio do MCTI, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Beats Brasil.
Sobre o programa
O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão operacional da Softex, em parceria com aceleradoras, que visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica, as chamadas startups. O programa tem, ainda, parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para seleção de startups internacionais e espaço físico no Vale do Silício, na Califórnia, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para seleção de startups nacionais.
O programa Start-Up Brasil funciona por edições, com duração de um ano, e realiza duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e outra para a seleção de projetos startups, com duas rodadas semestrais. Durante o ano, as startups selecionadas participam de eventos, recebem acompanhamento e tem a possibilidade de participar do Demo Day nacional ou internacional promovido pelo programa. O Start-Up Brasil integra o TI Maior, Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que por sua vez é uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que elege as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira e tem importantes players do setor como parceiros do programa. Site: www.startupbrasil.org.br, Facebook e @startup_br.
Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).