Em visita oficial a São José do Rio Preto (SP), neste sábado (31), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, ressaltou a contribuição dos parques tecnológicos para o desenvolvimento do País. “Não são apenas uma forma de incentivar as empresas de alta tecnologia, mas uma maneira de ajudar o Brasil a se engajar na vanguarda do desenvolvimento da economia mundial”, disse, ao visitar as obras do Parque Tecnológico Deputado Orlando Bolçone, localizado em uma área próxima ao aeroporto da cidade.
Acompanhado do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), da vice-prefeita, Ivani Vaz de Lima, de secretários estaduais, de vereadores e de autoridades locais, Aldo conheceu o parque tecnológico, já em construção (foto). O mesmo local abrigará três universidades públicas (Unesp, Famerp e Fatec), um polo joalheiro, empresas com vocação tecnológica especialmente da área de saúde e, inclusive, uma floresta ecológica, que servirá para realização de pesquisas da Unesp.
Segundo o prefeito, há 80 empresas pré-cadastradas para integrar o parque. “São José do Rio Preto confirma sua vocação de estar sempre ligada ao que há de mais avançado em termos de atração de investimento”, afirmou Aldo.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordena o Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos, cujos últimos editais saíram em 2013, em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltada a parques tecnológicos em operação e em estágio de implantação. O parque tecnológico de São José do Rio Preto ainda não participa do programa. Segundo o ministro, o MCTI tem condições de apoiar a iniciativa por meio dos programas de incentivo às empresas de inovação e dos editais voltados para parques.
*Com informações e foto da Ascom/MCTI