Neste último ano, a Habitat Incubadora de Empresas, de Belo Horizonte, MG, consolidou as mudanças em seu programa de incubação, cuja estruturação teve início em 2013. Assim, com o apoio de seus parceiros, a Habitat foi capaz de oferecer um diversificado conjunto de atividades que auxiliaram as empresas em todos os estágios de seu desenvolvimento: planejamento, licenciamento, desenvolvimento, e graduação. Ao todo, foram oferecidos 10 cursos de qualificação, 241 horas de assessoria, 84 horas de consultoria e 68 horas de coaching. Também foram realizadas 58 reuniões de monitoramento, divididas em 4 rodadas com periodicidade trimestral, que permitiram um acompanhamento preciso da evolução dos empreendimentos contratados.
Outra novidade foram as Atividades de Extensão, que conectaram a HABITAT e suas incubadas ao público externo por meio da realização de 2 Cafés Empresariais, 4 Bate-Papos e uma Seção de Lições Aprendidas.
O ano foi marcado, ainda, pela graduação das empresas UNICLON e BIOFOCUS e pela incubação de 4 novos empreendimentos selecionados que correspondem às startups Cybergia e Easy Cell, aprovadas no edital 2013, e às startups Myleus e Real Biotec, selecionadas em 2014. Atualmente, a Habitat apoia 16 empresas incubadas.
Além disso, em 2014, a incubadora conseguiu avanços importantes em seu programa de expansão com a conclusão do projeto arquitetônico que prevê a duplicação de sua área construída, o aumento da sua capacidade de incubação e novos espaços modernos para uso compartilhado.
Sobre a Habitat
Em 2015, a Habitat comemorará 18 anos. A incubadora é gerida pela Biominas Brasil e se dedica a apoiar o desenvolvimento de empresas que tenham potencial competitivo para impulsionar os setores de Ciências da Vida. Ao longo de sua trajetória, já foram contratados 50 empreendimentos. As empresas incubadas somam R$155,6 milhões de faturamento e as já graduadas, R$727 milhões.
*Com informações da Habitat Incubadora de Empresas
*Foto Paulo Valle