O Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife (PE), inaugurou o primeiro car sharing de veículos elétricos do país. Em funcionamento a partir de hoje (15/12), o sistema de empréstimos é semelhante ao implantado para as bicicletas, popular em várias capitais do Brasil.
No Recife, como já acontece em cidades americanas e europeias, serão usados carros elétricos. A tecnologia utilizada será fornecida pela empresa pernambucana Serttel, embarcada no Porto Digital e contratada pelo parque tecnológico para o desenvolvimento da solução. “Nosso sistema de compartilhamento de carros elétricos é inédito no Brasil e insere o Recife no cenário das grandes cidades mundiais. O propósito é testar um serviço inovador e ecologicamente sustentável, que venha a contribuir para a mobilidade urbana, e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida, de forma a deixá-lo apto a ser replicável para o restante da cidade”, destaca o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.
Na primeira fase do projeto, em caráter de teste, 20 pessoas previamente selecionadas poderão utilizar os veículos sustentáveis, que ficarão, a princípio, em três estações. Os pontos serão monitorados à distância e cada veículo contará com um chip que vai se comunicar com o sistema de controle, informando quando o carro for retirado.
Em março de 2015, o sistema ganhará outras três novas estações de compartilhamento. “É um protótipo, por isso fica com três carros. Esperamos que, com a consolidação da ideia, o poder público veja seu valor e resolva expandi-la”, pontua Saboya, destacando que a função do polo é testar tecnologias que contribuam com os desafios urbanos atuais: mobilidade, sustentabilidade e segurança.
A ideia é que o projeto também incentive a carona por meio de um sistema que facilite o compartilhamento de rotas. A empresa de carros elétricos escolhida foi a chinesa Zhidou, com os modelos ZD e ZDI, 100% elétricos, com autonomia para rodar até 100 Km e capacidade para dois passageiros.
Porto Leve Com o objetivo de prover serviços inovadores e ecologicamente sustentáveis, o projeto Porto Leve visa a melhorar a mobilidade, a segurança e a comodidade de trabalhadores, empreendedores, visitantes e turistas que circulam na região do Porto Digital, proporcionando maior qualidade de vida. O projeto está focado em três grandes áreas com objetivos específicos: promover mobilidade sustentável; apoiar a segurança e gestão da circulação de veículos; e promover estudos sobre tecnologias no parque.
Principais vantagens do sistema de compartilhamento de carros elétricos do Porto Digital:
•Evitar a necessidade de aquisição e manutenção de carro próprio; •Racionalizar o uso do carro, reduzindo distâncias percorridas (experiências de outros países mostraram redução de cerca de 4,5 vezes do custo por quilômetro, em comparação com veículos particulares); •Favorecer uma mobilidade mais inteligente (o usuário usa os meios mais adequados de transporte para cada viagem); •Cada carro de car sharing, num sistema amplo, evita entre 6 e 9 carros particulares; •Incentivar adesão de outros modos mais sustentáveis (transporte público, caminhar e bicicleta); •Redução do trânsito e do congestionamento associado; •Liberação de espaço de estacionamento; •Menor consumo de combustível; •Redução das emissões de CO2; •Eficiência energética; •Melhoria no impacto meio ambiental; •Redução da poluição local: ruído e emissões de poluentes locais; •Uso de fontes de energia diferentes ao petróleo no setor transportes.
* Com foto e informações do Porto Digital