O XXII Workshop da Anprotec realizado na tarde de hoje, 23, foi estruturado para promover o debate sobre a ampliação dos limites das incubadoras de empresas brasileiras, por meio da discussão de abordagens que permitam a geração de inovações por parte de empresas estabelecidas no mercado.
Conduzida pela coordenadora do Instituto Christiano Becker de Estudos sobre Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Maria Alice Lahorgue, e pelo coordenador de Projetos da Anprotec, Carlos Eduardo Bizzotto, a atividade partiu de experiências bem sucedidas em outros países para debater estratégias e ações que podem ser aplicadas nas incubadoras brasileiras.
Um dos casos apresentados no workshop foi o da EsadeCreapolis, entidade promotora de empresas inovadoras de Barcelona. Santiago Ramos Romeu, integrante do departamento comercial da incubadora espanhola, falou sobre como acelerar empreendimentos inovadores.
Após relato das boas práticas internacionais, Maria Alice apresentou uma proposta de cross-innovation para o ecossistema de empresas. A atividade foi encerrada após uma discussão em grupo sobre o tema.
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.