Ministrado pelo fundador e presidente do Wenovate, Bruno Rondani (foto), o minicurso “InovAtiva Brasil: capacitação, mentoria e conexão de negócios” apresentou o programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio que teve sua edição piloto realizada no ano passado. O Wenovate – Open Innovation Center, atua como mentor e conselheiro de programas de incentivo ao empreendedorismo no país e é executor do InovAtiva. Assim, durante a atividade realizada nesta tarde (22), Rondani apresentou aos participantes a experiência do programa piloto de 2013 e as perspectivas para os resultados da edição deste ano.
O InovAtiva é uma plataforma de empreendedores para que se comuniquem entre si. A primeira etapa prevê que os empreendedores aprovados recebam mentorias de especialistas. Os selecionados têm acesso ao conteúdo que é produzido constantemente com apoio da própria comunidade de empreendedores de sucesso, com capacitação autodidata e curadoria da comunidade empreendedora. Dessa forma, a plataforma que centraliza esses mentores e empreendedores. O programa foi criado para atender até 300 empreendedores e os projetos inscritos precisam atender a alguns requisitos: ter alto impacto, ser inovador, ter caráter global.
“O programa oferece para o empreendedor conteúdo de capacitação, refinamento e aceleração do negócio, mentoria com especialistas e empreendedores de sucesso, conexão com instrumentos públicos de apoio e hubs internacionais”, explicou Rondani.
Em 2013, dos 1.200 cadastros na plataforma, 128 se qualificaram para receber orientações de empreendedores de sucesso e 20 deles receberam mentoria para falar com investidores. “Queremos aumentar muito os números dos aprovados em 2014, na tentativa de tornar o programa ainda mais inclusivo”, concluiu.
* Foto: Roberto Ribeiro. Confira a cobertura fotográfica completa aqui.