Amanhã (16) será inaugurado o Laboratório de Estruturas Leves (LEL), no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O LEL é um centro de pesquisas e inovações aplicadas ao processo de fabricação de peças e estruturas leves, e tem como objetivo desenvolver novas soluções e tecnologia para a produção industrial. O laboratório é o único deste tipo no hemisfério sul e foi construído numa área de 4.500 metros quadrados cedida pela Prefeitura, no núcleo do Parque Tecnológico.
Muito resistentes, as estruturas leves são feitas a partir de materiais metálicos como aço, alumínio ou titânio, materiais compósitos e híbridos. O mais conhecido entre os materiais compósitos é a fibra de carbono utilizada em aviões e carros de Fórmula 1. O uso de estruturas leves permite redução significativa de peso, o que implica maior desempenho e menor consumo de combustível. Embora as atividades conduzidas no LEL interessem principalmente às indústrias aeronáutica e aeroespacial, outros setores também serão beneficiados, como o automotivo e o de petróleo e gás.
A presença do LEL no Parque Tecnológico abre perspectivas para as pequenas e médias empresas da região, que passarão a ter acesso a recursos e ferramentas tecnológicas antes restritas a grandes empresas.
Para o diretor técnico e de operações do Parque Tecnológico, Elso Alberti, “a inauguração do LEL significa um marco importantíssimo na consolidação do Parque, sendo um novo instrumento de apoio às empresas de todos os portes na execução de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento”.
Dentre os convidados para a cerimônia de inauguração, estão autoridades da prefeitura municipal, do governo de São Paulo, do Parque Tecnológico, pesquisadores, especialistas e empresários. Durante o evento, que deve reunir de 150 a 200 pessoas, haverá uma visita às instalações do LEL e uma coletiva de imprensa.
Workshop
No próximo dia 20, terça-feira, o IPT promove um workshop de materiais leves e compósitos para aplicações industriais. O workshop contará com a presença de três dos maiores expoentes internacionais de estruturas leves e materiais compósitos: David Ewins, Ramesh Talreja e Jürgen Fleischer. Também estarão presentes representantes das principais instituições nacionais de pesquisa na área: Sérgio Frascino de Almeida, Maria Odila Cioffi e Marcio Sanglard.
O evento será no auditório 2 do Parque Tecnológico de São José dos Campos, das 8h30 às 17h15. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: http://www.ipt.br/workshop_materiaisleves/
*Informações e foto: Assessoria de Imprensa do Parque Tecnológico de São José dos Campos