Entre os dias 14 e 17 de outubro, o Parque Tecnológico Porto Digital, no Recife (PE), sediou um dos maiores eventos sobre inovação e empreendedorismo do Brasil: o XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado em paralelo com a 30ª Conferência Mundial da IASP. Entre gestores de habitats de inovação, empreendedores e gestores públicos, entre outros públicos, participaram do evento cerca de 1,1 mil pessoas, de diversos países.
Realizado anualmente pela Anprotec e pelo Sebrae, o Seminário teve como tema principal “Parques científicos modelando novas cidades”. Durante os quatro dias de evento, os participantes puderam aprofundar conhecimentos, analisar propostas e trocar experiências por meio de minicursos, workshops, plenárias, sessões técnicas e paralelas e pitch sessions.
A programação do primeiro dia de evento incluiu as pré-conferências da Anprotec e IASP, com workshops, minicurso, Seed Forum Internacional, Fórum Sebrae de Inovação, Fórum das Empresas Graduadas e Fórum de Internacionalização de Empreendimentos Inovadores. Já dos dias 15 a 17 de outubro, representantes de parques tecnológicos de vários países coordenaram plenárias e sessões, onde foram debatidos modelos de negócio, formas de conectar as cidades aos parques tecnológicos e casos internacionais de desenvolvimento urbano a partir de empreendimentos inovadores.
Entre os principais palestrantes, esteve o diretor de pesquisas do Institute For The Future, Anthony Townsend. Doutor em Planejamento Urbano Regional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ex-conselheiro de prefeituras como Nova Iorque e São Francisco, Townsend é uma das principais autoridades mundiais em temas como impacto das novas tecnologias nos centros urbanos e de soluções geradas a partir de inovação. Outra participação importante foi a do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e do governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, durante a cerimônia oficial de abertura do evento.
Realizado por IASP, Anprotec e Sebrae e organizado pelo Porto Digital, o evento foi apoiado por Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC) e CNPq, contando com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife e de BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Chesf, CNI, Finep, ABDI, Facepe.
*Foto: Mariana Guerra/Divulgação