A PUCRS lança hoje o Programa de Aceleração de Empreendimentos (Proa). Com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e um grupo de mais de 20 empresários, a Universidade, por meio de sua Agência de Gestão de Empreendimentos (AGE), propõe apoiar o desenvolvimento de spin-offs geradas a partir de pesquisas e startups. O BRDE irá apoiar as empresas do Proa por meio do Programa de Fomento à Inovação – chamado BRDE Inova. O grupo de empresários assume com a PUCRS o compromisso de contribuir com o desenvolvimento de metodologia de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. PUCRS, BRDE e empresários compõem o Conselho Gestor do Programa, que irá selecionar e apoiar as startups participantes.
O presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn, explica que o Programa de Fomento à Inovação foi desenhado para apoiar empresas inovadoras, atuando em parcerias como a concretizada pela PUCRS. “Há muito otimismo diante das novidades deste programa e do potencial inovador do Rio Grande do Sul”, destaca.
O diretor da AGE, Leandro Lemos, observa que a PUCRS tem vivenciado uma nova realidade, centrada na cultura do empreendedorismo e da inovação. “Somos procurados diariamente por empreendedores, investidores e fundos de investimentos interessados em participar do ecossistema de inovação da instituição. O Proa vem exatamente para equalizar essa demanda, propondo um mecanismo institucional de colaboração e apoio”, considera.
*Com informações da ASCOM/PUCRS e foto de Bruno Todeschini/Divulgação PUCRS