A FIT Networks, empresa residente na Incubadora de Empresas e Projetos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), venceu a StartUp Session no último dia 24. A competição encerrou o terceiro dia de programação da Futurecom 2013, maior feira de tecnologia da América Latina. Entre as dez soluções inovadoras selecionadas para se apresentarem na final da StartUp Session, a empresa mineira se destacou com o PACPON ONU POE, equipamento que possibilita uma distribuição barata e eficiente de internet banda larga residencial via fibra óptica.
Como prêmio, os sócios da empresa e alunos do Inatel, Clóvis Carvalho (à direita na foto) e Magno Sousa (no centro da foto) ganharam uma viagem a San Diego, Estados Unidos, para conhecer a sede mundial da Qualcomm, patrocinadora da competição. “Essa conquista significa tudo o que eu fiz na minha vida nos últimos 18 meses. É um reconhecimento que traz muita visibilidade para a empresa e que vai contribuir com o nosso objetivo de tornar a marca conhecida no país inteiro”, destacou Carvalho.
O prêmio foi entregue por Dário Dal Piaz (à esquerda na foto), diretor de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm para a América Latina. Para ele, “a FIT Networks traz para o mercado um modelo de negócios que é muito simples, muito fácil de ser explicado, é uma inovação que tem impacto de custo muito grande na distribuição da Internet”.
Solução Inovadora
O PACPON ONU POE é o principal produto da empresa incubada no Inatel e consiste em retirar o sinal de internet da fibra óptica no poste, em via pública, e distribuir para até 14 residências. A energia que faz o equipamento funcionar vem das casas dos clientes, que retornam uma potência de 48 volts por residência pelo mesmo cabo que leva a internet para alimentar o aparelho que fica no poste. Com isso, os provedores de internet economizam, pois não precisam fazer a ligação elétrica do dispositivo.
Na ocasião, Piaz comentou que outro diferencial da FIT é mostrar um plano de negócios com soluções que resolvem grandes demandas do mercado de distribuição de Internet. “Os empreendedores conseguiram não só ter a ideia, mas desenvolver o equipamento e comercializá-lo. Pelo que eles demonstraram, existe uma demanda muito grande por este produto, por esta solução, e eles têm a ideia de outras soluções. Tudo isso junto é o que fez os vários jurados colocarem como a melhor solução da primeira edição do StartUp Session”, disse.
Em segundo lugar na competição ficou a Uppoints, cujo sistema usa uma câmera para monitorar as gôndolas de supermercados e produzir análises sobre os hábitos dos consumidores, e em terceiro, a aceitaFone, que criou uma tecnologia para pagamentos dentro de aplicativos de celulares.
*Com informações e foto do Inatel