A Incubadora Raiar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre, recebe até o próximo dia 28 inscrições de empresas e projetos para participar do processo de incubação. Podem se inscrever alunos de graduação, pós-graduação e ex-alunos de todas as faculdades, além de professores.
Para participar, o candidato deve entregar um Plano de Negócio em via impressa e meio eletrônico, currículo dos empreendedores, ficha de inscrição e cópia do CPF e RG dos sócios, conforme consta no edital postado no site da Raiar (www.pucrs.br/raiar).
Para auxiliar na elaboração do Plano de Negócio, a Raiar oferece um workshop para tirar dúvidas gerais e específicas, como as da área contábil e financeira, duas das principais carências dos interessados. O workshop será realizado nesta quarta-feira, dia 12 de junho, das 14h às 17h, no auditório da Raiar, 2º andar do prédio 96 E do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Interessados em participar devem enviar e-mail para [email protected].
Seleção
As propostas recebidas serão analisadas pela equipe gestora da Raiar. As empresas selecionadas e aprovadas devem entregar a documentação para efetivarem contrato de incubação com a PUCRS por dois anos. Nesse período, a Raiar objetiva favorecer o desenvolvimento de redes de negócios, capacitar jovens empreendedores e promover a geração de conhecimentos. O trabalho da Incubadora contribui para a redução de taxas de mortalidade de novas empresas e estimula a associação entre pesquisadores e empresários.
Aos incubados, a Raiar oferece espaço físico e serviços de uso compartilhado, espaço de convivência, salas de reuniões e auditório. Há ainda a facilitação de acesso a laboratórios, serviços especializados, bibliotecas e outros diferenciais da Universidade.
As empresas também são beneficiadas com custos subsidiados, auxílio à promoção, divulgação, busca de parcerias de fomento a negócios e captação de recursos, e com o Serviço de Apoio à Gestão (Sage), que dá suporte nas áreas de gestão, design gráfico e assessoria de imprensa.
O vínculo com a Raiar coloca as incubadas em contato direto com empresas instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), como Dell, HP e Microsoft, entre outras, formando um ambiente de interação e construindo novos espaços de inovação.