Conferência Anprotec 2026 abre inscrições para avaliadores da Chamada de Trabalhos

Profissionais e pesquisadores com experiência em inovação, empreendedorismo e áreas correlatas podem se inscrever até 13 de fevereiro para integrar o Comitê Avaliador da Chamada de Trabalhos da 36ª Conferência Anprotec. O evento será realizado em Manaus, de 29 de junho a 2 de julho de 2026.

A 36ª Conferência Anprotec terá como tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”. Este é um momento histórico para o evento, que retorna à Região Norte do país no contexto pós-COP30, posicionando a Amazônia como território estratégico para a inovação e o desenvolvimento sustentável.

A Chamada de Trabalhos receberá submissões até o dia 6 de fevereiro de 2026, buscando artigos e relatos de boas práticas que contribuam para a consolidação dos ecossistemas de inovação brasileiros. Os trabalhos selecionados com altos critérios de qualificação serão apresentados em painéis estruturados e publicados nos anais do evento.

Convite para Avaliadores

Para manter o alto padrão de excelência na seleção dos trabalhos, a Anprotec está em busca de especialistas que possam colaborar como avaliadores desta edição. Se você é um profissional ou acadêmico com experiência em inovação, empreendedorismo ou áreas correlatas, convidamos você a integrar o Comitê Avaliador da Conferência Anprotec 2026.

A participação no Comitê Avaliador é voluntária e não remunerada. Os selecionados receberão 50% de desconto na inscrição para a Conferência e Certificado de Participação. Cada avaliador será responsável por até 10 trabalhos, com prazo para análise de 23 de fevereiro a 30 de março de 2026.

Para Rodrigo Quites Reis, coordenador do Comitê Científico da Conferência Anprotec 2026, o crescimento do evento reflete o engajamento da comunidade de inovação brasileira. “Chegamos a 200 submissões em 2025, um número que demonstra como a Conferência se consolidou como espaço de referência para a disseminação do conhecimento em ecossistemas de inovação. Esse resultado só é possível graças à comunidade que abraça o evento – tanto os autores que submetem trabalhos de excelente qualidade quanto os avaliadores que dedicam seu tempo e expertise para garantir o rigor científico da seleção”, destaca.

[ FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIADORES ]

Cronograma da Avaliação

  • Inscrições: de 28 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026
  • Divulgação dos avaliadores selecionados: até 20 de fevereiro de 2026
  • Período de avaliação: 23 de fevereiro a 30 de março de 2026
  • Responsabilidade: cada avaliador poderá receber até 10 trabalhos para análise
  • Elegibilidade: autores de trabalhos também podem atuar como avaliadores

Submissão de Artigos e Relatos de Boas Práticas para a Chamada de Trabalhos segue aberta até 6 de fevereiro

Pesquisadores, profissionais e representantes de empresas, instituições de ciência e tecnologia e ambientes promotores de inovação ainda podem participar da Chamada de Trabalhos até o dia 6/2. Os trabalhos devem ser submetidos em duas categorias: artigo inédito (até 4 mil palavras) e relato de boas práticas em empresas e ambientes de inovação (até 2 mil palavras). Em ambos os casos, é obrigatório o envio de um vídeo de até cinco minutos com a apresentação do conteúdo por um dos autores.

Os trabalhos submetidos devem estar relacionados a um dos seguintes eixos:

  1. Desenvolvimento Regional, Políticas de Inovação e Articulação de Ecossistemas
  2. Cooperação, Inovação Aberta e P&D Colaborativo
  3. Bioeconomia, Sustentabilidade e Impacto Socioambiental
  4. Tecnologias Emergentes e Transformação Digital
  5. Capital Humano, Educação e Infraestrutura para a Inovação
  6. Internacionalização e Conexões Globais

Leia o regulamento da Chamada de Trabalhos

A 36ª Conferência Anprotec é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com a organização local da Fundação Paulo Feitosa Tec (FPFtech) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).