O Workshop 04 da 35ª Conferência Anprotec, que acontece em Foz do Iguaçu no dia 15 de outubro, abordará o tema “Inovação Colaborativa e Certificação Cerne: fomentando ecossistemas de inovação globalmente integrados”. A atividade está programada para o terceiro dia do evento.
O workshop explorará como o Modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) pode servir como caminho estratégico para fortalecer a governança, gestão e articulação com outros ecossistemas. A certificação apresentará aos participantes a importância das redes colaborativas para o crescimento e consolidação do ambiente de inovação.
A atividade demonstrará como a base do Cerne se conecta com práticas de ecossistemas internacionais, favorecendo a integração dos ambientes de inovação na rede global. Por meio da apresentação de cases, o workshop mostrará como alinhar a certificação com a visão de futuro, tendo como base a colaboração, sustentabilidade e impacto sistêmico do ambiente.
Palestrantes confirmados
A moderação do workshop ficará a cargo de Tony Chierighini, vice-presidente da Anprotec e diretor executivo da Incubadora CELTA, da Fundação CERTI, reconhecida quatro vezes como a melhor incubadora tecnológica do país. Graduado em Ciências Contábeis pela UNIVALI com extensão em Capacitação Empresarial pela UFSC, Chierighini possui 37 anos de atuação na Fundação e também ocupa o cargo de diretor de Operações na CVentures Empreendimentos Inovadores. Sua experiência abrange a gestão e desenvolvimento de projetos em incubadoras e parques tecnológicos no Brasil e América do Sul, tendo participado da fundação da RECEPET e contribuído significativamente para o avanço do empreendedorismo e inovação no setor tecnológico através da Anprotec.
Compõe o encontro Flaviano Gastão Junior, mestre em Desenvolvimento de Negócios e Inovação, MBA em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios e publicitário. Consultor homologado pela Anprotec para implantação e certificação CERNE, ele é fundador da F2 Conexões + Inovação, com clientes em 26 estados e no Distrito Federal. O profissional já realizou projetos no exterior, internacionalizando soluções inovadoras no Paraguai e Uruguai, e atende o ecossistema de inovação desde 2003.
Gastão Junior é criador de metodologias exclusivas para o setor, como o Programa FIV5, voltado à qualificação de startups em cinco eixos (empreendedorismo, tecnologia, gestão, capital e mercado). Também é co-criador do Programa InovaTRAD, que visa transformar empresas tradicionais por meio da inovação, do Programa InovaMUN, para implantação de ecossistemas de inovação em municípios, e do Programa QualifiQ, projetado para fornecer abordagem prática e interativa no desenvolvimento de habilidades.
Outro palestrante é Marcio Ramos de Oliveira, doutor em astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutor pelo Observatoire de Paris, na França. Com experiência em astronomia extragaláctica e gestão em CT&I, coordenou a área de Infraestrutura de Pesquisa na Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI. Desde 2004, atua junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo atualmente coordenador-geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento.
Também participará Jucelia Maria Lopes Maia Roberto, coordenadora do tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa. Ela é membro do Conselho de Empreendedorismo e Inovação (CEI) do Parque Tecnológico de Florestal – TecnoCAF, do Conselho Municipal de Inovação de Viçosa, diretora da Rede Mineira de Inovação (RMI) de Minas Gerais e avaliadora Cerne credenciada à Anprotec. Graduada em Administração com MBA em Auditoria e Perícia Contábil e Administrativa, possui experiência na gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFV e se dedica à mentoria e avaliação de startups.
Completando o painel, Wilmar Ribeiro Júnior, coordenador da Incubadora Santos Dumont – Itaipu Parquetec, trará sua expertise de 14 anos no ecossistema de inovação. Administrador com MBA em Finanças Corporativas e MBA em Inteligência de Mercado, é especialista em inovação e startups, com ampla experiência na elaboração de planos de negócios, acompanhamento e investimento em startups e estruturação de programas de aceleração e habitats de inovação.
Como analista sênior do Centro de Empreendedorismo, Ribeiro Júnior é responsável pela Incubadora e Aceleradora Santos Dumont, onde lidera projetos estratégicos de fomento ao empreendedorismo, inovação aberta e desenvolvimento regional. Atua também como mentor e conselheiro de startups, tendo contribuído diretamente na validação e desenvolvimento de mais de 100 startups, além de atuar como consultor em projetos de estruturação de ambientes promotores de inovação.
Sobre a Conferência
A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae.
A realização local fica a cargo do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.Acesse o site da 35a Conferência Anprotec e confira mais da programação.