Planejamento de Cidades Inteligentes é tema de painel na Conferência Anprotec 

A 34° Conferência Anprotec acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT). Dentre as mais de 30 atividades programadas para o evento, a tarde do segundo dia do encontro terá uma atividade com enfoque nas chamadas “smart cities”. O painel “Cidade Inteligentes – Fortalecendo competências locais e planejando o futuro” abordará como é essencial trabalhar os recursos locais para tornar as cidades mais inovadoras, sustentáveis e inclusivas. 

A atividade acontecerá no dia 03 de dezembro às 14h, e terá mediação de Paula Faria, presidente da Connected Smart Cities. Com objetivo de explorar como as cidades podem usar as suas competências locais para planejar um futuro mais sustentável, inclusivo e inteligente, o painel receberá palestrantes com experiência na área. 

Um dos desafios dos tempos atuais, é a transformação do território com a inovação tecnológica e social, o que é, ao mesmo tempo, também uma oportunidade para profissionais de diferentes setores. Os ambientes de inovação e startups podem ser peças chaves no desenvolvimento de uma cidade inteligente ou território. 

Os ambientes de inovação desempenham o papel essencial no apoio à criação de soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a qualidade de vida da população e incentivem o desenvolvimento econômico da região. 

Entre os palestrantes do painel está Claúdio Marinho, cofundador da Porto Digital, que também já foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (1999-2006). A aplicação de soluções inovadoras é o caminho para o desenvolvimento eficiente de várias cidades brasileiras. 

Além dele, o painel receberá também Ingrid Barth, presidente da ABStartups e líder brasileira da cúpula das startups no G20. Ingrid também é conselheira no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS), trazendo sua experiência para essa área e fortalecendo a importância de um desenvolvimento conjunto de diversas áreas da sociedade.

Ghissia Hauser, pesquisadora na UFRGS, também participará do painel e trará sua experiência como pesquisadora de empresas que usam tecnologias digitais para implementar soluções inovadoras em cidades inteligentes. Outro palestrante que integra o painel é Lucas Soares, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (MG). 

O tema  “Cidade Inteligentes – Fortalecendo competências locais e planejando o futuro” é essencial para discutir o avanço das cidades de forma ancorada com as competências já existentes em seu território, aliadas à tecnologia, inovação, inclusão e sustentabilidade, colaborando para o desenvolvimento econômico e social dos territórios.

 A 34ª Conferência Anprotec acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos – SP, organizador local do evento, e é uma realização da Anprotec em parceria com o Sebrae.