Conheça um pouco mais

Guilherme Calheiros

Guilherme Coutinho Calheiros, mais conhecido como Guila Calheiros, é o atual Diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii. Anteriormente, ele atuava como Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde teve uma carreira destacada no setor de inovação e tecnologia no Brasil. Ele possui uma extensa trajetória no setor de inovação e tecnologia, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos, captação de recursos e planejamento de ambientes promotores de inovação.


Antes de assumir a secretaria no MCTI, Guila foi Superintendente Executivo da Anprotec, onde liderou a associação durante a pandemia, mantendo seu crescimento e impacto no ecossistema de inovação brasileiro e quando a instituição foi condecorada com a Medalha Nacional do Mérito Científico. Ele também foi Diretor de Inovação do Porto Digital, período no qual o parque tecnológico foi
reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes.

Guila tem formação acadêmica sólida, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e certificação Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute. Ele foi professor de pós-graduação na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e tem lecionado em várias instituições ao longo dos anos.


Durante sua carreira, Guila ocupou diversos cargos de destaque, incluindo Gerente de Relações Institucionais do CESAR, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, e vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum Inova Cidades. Ele também é membro de vários conselhos importantes, como o da FINEP e do CGEE.


Seu trabalho tem sido fundamental na promoção de políticas públicas que incentivam a inovação, como o Marco Legal da Ciência e Tecnologia e o Marco Legal das Startups, além de defender parcerias entre governo, universidades e empresas para fomentar a inovação no serviço público.