Na tarde do segundo dia da 34ª Conferência Anprotec, o painel “Potencializando a Inovação e o Empreendedorismo: O Papel das Universidades e da Rede Federal de Educação no Desenvolvimento de Ambientes de Inovação” reuniu especialistas no Auditório Raupp para debater as contribuições da academia na promoção de ecossistemas de inovação no Brasil.
Sob a moderação de Márcio Ramos, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o painel trouxe à tona estratégias, desafios e casos inspiradores de colaboração entre instituições de ensino superior, a Rede Federal de Educação e ambientes de inovação.
A abertura foi conduzida por Joélia Marques, Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do CONIF-FORPOG. Ela destacou a relevância das políticas públicas voltadas para pesquisa e desenvolvimento, enfatizando o papel dos institutos federais na capacitação de talentos e na transferência de tecnologia para o mercado.
Tânia Mara, representante da Secretaria de Educação Superior, apresentou iniciativas que integram inovação, ensino, pesquisa e internacionalização. Ela destacou o “Programa PEC” como um exemplo de política externa que promove a diversificação cultural no ambiente educacional, e trouxe o ACT-Inovação para Sustentabilidade como uma nova abordagem para alinhar as capacidades das universidades e institutos federais às demandas do governo e da sociedade.
O Gestor de inovação da Agência de Inovação do IFES, Leandro Vianna Silva Souza, compartilhou o impacto de um case de sucesso em que a incubadora foi protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria e o ensino. A participação em programas de mídia, como o “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, ampliou a visibilidade das iniciativas da instituição.
Encerrando o painel, Rodrigo Perozzo Noll, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), apresentou o Portal Integra, uma plataforma que potencializa a gestão de inovação e fortalece parcerias externas. O projeto foi apontado como um exemplo de descentralização e eficiência na gestão de processos de inovação.
Promovendo a integração entre educação e inovação
O painel evidenciou como as universidades e a Rede Federal de Educação desempenham um papel estratégico no desenvolvimento de competências empreendedoras, na criação de empresas e na transferência de tecnologia. A troca de experiências e o alinhamento entre academia e mercado têm gerado impactos positivos na economia e na sociedade.
A Conferência Anprotec 2024 continua até o dia 5 de dezembro, oferecendo uma ampla programação com workshops, painéis e apresentações de cases de sucesso. Realizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, o evento é uma iniciativa da Anprotec em parceria com o Sebrae, com apoio de patrocinadores como Finep, CNPq, Confea, Crea e Mútua.