Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2024 revela vencedores em São José dos Campos

Na noite de 3 de dezembro de 2024, durante o coquetel de confraternização da 34ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2024, a principal premiação para ambientes de inovação no Brasil.

Os candidatos passaram por quatro etapas de avaliação, incluindo análise por uma banca de especialistas na 1ª fase, votação dos associados da Anprotec, votação popular nas redes sociais e a apresentação final dos projetos durante o Demoday, realizado no dia anterior à premiação. Um diferencial nesta retomada da iniciativa é que, ao invés de premiar os ambientes de inovação como um todo, o Prêmio Anprotec reconheceu cases específicos, permitindo que iniciativas de instituições de diferentes portes e regiões competissem em igualdade de condições.

Esse processo criterioso garantiu que os vencedores fossem reconhecidos não apenas pela qualidade técnica de suas iniciativas, mas também pelo impacto e engajamento gerados. A escolha por premiar cases destacou a diversidade do ecossistema e promoveu a inclusão de projetos com relevância prática, independentemente do tamanho ou da localização dos ambientes de inovação que os abrigam.

Em uma celebração que reconheceu a excelência e o impacto de iniciativas inovadoras, os troféus foram entregues em cinco categorias:

Parque Científico e Tecnológico (Troféu Telmo Silva Araújo):

1º  Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH-TEC, por fomentar a competitividade industrial e promover a sinergia entre pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

2º  TECNOPUC – UBEA União Brasileira de Educação e Assistência.

3º  SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

Incubadora de Empresas (Troféu Adelino Medeiros):

1º  Incubadora Santos Dumont (Itaipu), destacada pelo programa Let5Go Startups, que impulsiona soluções tecnológicas no ecossistema 5G.

2º  Centro de Empreendimentos em Informática (CEI.UFRGS).

3º  Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – NidusTec (UNIFAL-MG).

Aceleradora (Troféu Lynaldo Cavalcanti):

1º  VENTIUR Investimentos em Novos Negócios S.A., reconhecida por estratégias de aceleração e financiamento que fortalecem startups em estágio inicial.

2º  GETIN Aceleradora – Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação LTDA.

Hub de Inovação (Troféu Cristiano Becker):

1º  Centro de Empreendedorismo da Unifei, premiado pela criação de conexões eficazes entre startups, empresas e instituições acadêmicas.

2º  Tiradentes Innovation Center.

Negócios de Impacto (Troféu Carlos Eduardo Negrão Bizzotto):

1º  Instituto de Inteligência Artificial na Saúde (TECNOPUC), por suas contribuições inovadoras para a saúde e o desenvolvimento social.

2º  Apoena Agroindústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Silvestres da Amazônia (Incubadora Mamirauá).

3º  Carbon Token Tecnologia LTDA (UNITEC).

Adriana Faria, presidente da Anprotec, destacou o papel transformador das iniciativas premiadas e a relevância do Prêmio como uma plataforma para difundir boas práticas e fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro. “Os vencedores do Prêmio Anprotec 2024 nos mostram como a inovação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar territórios e impactar positivamente a sociedade. O engajamento que tivemos nesta edição reforça a importância de reconhecer e celebrar essas práticas. É uma honra para a Anprotec promover esse movimento, que inspira e incentiva ambientes de inovação em todo o país a elevar seus padrões.”

O evento marcou o encerramento de uma jornada iniciada meses antes, com 65 mil visualizações e engajamento expressivo nas redes sociais. A noite também foi de celebração pela diversidade e inclusão das iniciativas participantes, que refletem o amadurecimento do ecossistema brasileiro de inovação.