Líder da principal associação de ambientes da Tailândia discute o papel dos ecossistemas de inovação
Watcharin Witthayaweerasak, Lhing, já está há 18 anos na área de gestão de inovação e tecnologia. Ela estará na primeira sessão plenária do evento, intitulada “Reflexão sobre os Novos Papéis dos Ecossistemas de Inovação”, que acontecerá no segundo dia da 34° Conferência Anprotec em dezembro com o tema “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”
Os trabalhos desenvolvidos por Lhing buscam fortalecer os vínculos entre as universidades e a indústria de inovação, principalmente no sul da Tailândia. A palestrante é Diretora da Associação Tailandesa de Incubadoras de Empresas e Parques Científicos (Thai-BISPA), onde desenvolve projetos e trabalha para construir relações sólidas entre diferentes atores do ecossistema do país. Enquanto diretora, Lhing também centra esforços para que a organização tenha sustentabilidade.
A Thai-BISPA, assim como a Anprotec, tem o foco de promover a colaboração estratégica e ligação de negócios entre as incubadoras e parques tecnológicos. A associação incentiva, também, o compartilhamento de conhecimento entre os centros de incubadoras e parques tecnológicos na Tailândia para o desenvolvimento de inovações. Com a bagagem da Thai-BISPA, Lhing traz a sua perspectiva de oportunidades e desafios enfrentados no seu país para compartilhar com os profissionais brasileiros na Conferência Anprotec.
Além desta experiência, Lhing foi Diretora de Inovação da Smart ID Group, na Tailândia. Na empresa, a palestrante foi responsável pelo lançamento de linhas inovadoras de produtos, que aumentaram a receita da empresa. Com suas habilidades de trabalhar para implementar e desenvolver projetos de inovação, Lhing participa da plenária “Reflexão sobre os Novos Papéis dos Ecossistemas de Inovação” para abordar a importância de integração dos centros de pesquisa, ambientes de inovação, empresas e governo.
Além disso, na plenária discutirá estratégias para os ecossistemas de inovação se adaptarem às novas oportunidades do contexto atual, com uma conexão cada vez mais forte com as demandas sociais e econômicas. Para complementar, os palestrantes irão apresentar os casos de sucesso nos ecossistemas de inovação e quais foram seus aprendizados com essas experiências.
A plenária “ Reflexão sobre os Novos Papéis dos Ecossistemas de Inovação” é apenas uma das muitas atividades que fazem parte da 34° Conferência Anprotec. Confira a programação completa aqui. O evento acontece do dia 02 a 05 de dezembro no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos. Faça aqui sua inscrição!