Princípios

A definição e o detalhamento dos sistemas relativos aos processos-chave a serem implantados são muito importantes para que os ambientes de inovação obtenham melhorias significativas na geração de empreendimentos inovadores bem-sucedidos. Antes disso, entretanto, é importante compreender o conjunto de princípios sobre os quais os processos e práticas estão estruturados.

– Foco nos empreendimentos: a ação do ambiente de inovação deve ser focada na agregação de valor para os empreendimentos apoiados. Assim, toda a atenção da equipe de gestão deve ser no sentido de identificar dificuldades e oportunidades, de forma a acelerar e ampliar o sucesso dos empreendimentos.

– Foco nos processos: os processos utilizados pelo ambiente de inovação influenciam os resultados obtidos. Dessa forma, para melhorar seus resultados (número de empresas apoiadas, taxa de sucesso, entre outros) o ambiente de inovação deve focar nos processos que definem esses resultados.

– Ética: as ações do ambiente de inovação e das empresas apoiadas devem estar em sintonia com os valores da sociedade.

– Sustentabilidade: o ambiente de inovação deve ser economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

– Responsabilidade: o ambiente de inovação deve responder por suas ações e omissões, agindo de maneira ativa para melhorar a sociedade da qual faz parte.

– Melhoria contínua: este princípio implica que o ambiente de inovação deve aprimorar, continuamente, seus processos e resultados.

– Desenvolvimento humano: o ambiente de inovação deve dar prioridade à evolução pessoal e profissional dos membros da equipe de gestão, enfatizando a autogestão e o autocontrole.

– Gestão transparente e participativa: as ações da incubadora devem ser realizadas de forma colaborativa. Adicionalmente, todos os processos e resultados devem ser informados de forma transparente aos diferentes atores do processo de inovação.