Histórico

O movimento brasileiro de ambientes de inovação registrou índices expressivos de crescimento na última década, alcançando média superior a 25% ao ano. Atualmente, o ecossistema de inovação do Brasil conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e projeto, e 57 aceleradoras.

Reconhecidos como importantes ferramentas de desenvolvimento socioeconômico, por meio de sua contribuição à melhoria da competitividade dos negócios apoiados, os ambientes de inovação brasileiros agora se deparam com novos desafios.

É preciso adaptar a estrutura e os serviços oferecidos às demandas atuais do mercado e da sociedade, ampliando quantitativa e qualitativamente seus resultados para estender seus benefícios a uma parcela cada vez maior da população.

Para se manterem como agentes do desenvolvimento nas regiões onde estão inseridas, é essencial que os ambientes de inovação estejam preparados para atuar nesse novo cenário.

Diante desse contexto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec trabalharam juntos para construir um novo modelo de atuação para os ambientes de inovação brasileiros.

Esse modelo propõe um conjunto de processos e práticas que são críticos para ampliar a capacidade de geração sistemática de empreendimentos de sucesso. Com a implantação do Cerne, os ambientes de inovação passam a atuar de forma proativa na promoção do desenvolvimento sustentável, com base na inovação.