Conquista Inédita: Hub de Inovação do PqTec é o primeiro do Brasil a passar direto para o nível máximo de maturidade do Cerne

O Nexus, Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos, acaba de receber a certificação máxima de maturidade do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Esta é uma conquista inédita, já que é a primeira vez, no Brasil, que uma incubadora passa diretamente para o nível máximo de maturidade. Com este reconhecimento, o Nexus recebe destaque nacional.

A certificação é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com Alessandro Valério, Head do Nexus, a aplicação da incubadora foi direcionada para a certificação máxima, pois perceberam que este nível de maturidade já existia. “Exatamente por isso, nos esforçamos para adequar todos os pontos que precisavam e, com isso, conseguimos algo inédito no Brasil”, comemora.

Valério também destaca a importância da certificação para a melhoria contínua do Hub de Inovação. “Quando temos planejamento e controle bem estruturados, sem dúvidas estamos na direção certa, entregando valor para todos os envolvidos e, assim, aumentando a visibilidade e competitividade”, finaliza.

Como funciona

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma nacional, que possui como principal objetivo promover a melhoria nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade – Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4. Cada nível representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Atingir o nível Cerne 4, conquistado pelo Nexus, significa que a incubadora possui maturidade suficiente para consolidar o seu sistema de gestão da inovação. Segundo Guila Calheiros, Superintendente Executivo da Anprotec, o reconhecimento demonstra que o Hub de Inovação já possui níveis altíssimos de práticas de gestão. “Gostaria de parabenizá-los, pois está claro que o Nexus tem foco na globalização e internacionalização da incubadora. Além disso, conheço o trabalho do Parque Tecnológico São José dos Campos e sei que sua atuação é focada no mercado internacional e, agora, conseguimos comprovar essa expertise”, finaliza.

Sobre o Nexus

O Nexus, Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos, é um ambiente para conexão de pequenas, médias e grandes empresas, startups, investidores e instituições de ensino. Possui programas de aceleração com acompanhamento desde a fase de ideação até a escala, além de estimular a inovação aberta e conexão entre o ecossistema. Mais de 63% das startups que passaram pelo Nexus obtiveram sucesso em desenvolver um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, visando o desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas 152 empresas, 5 institutos de ciência e tecnologia e 10 institutos de ensino e pesquisa.