Teve início, nesta segunda-feira (27/03), o Workshop de Nivelamento Cerne, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). A iniciativa apresenta o panorama dos ecossistemas de inovação do Brasil, as perspectivas para o Mato Grosso do Sul e melhores práticas do Cerne no estado e as formas de consolidação do ecossistema de inovação.
A atividade é destinada a incubadoras que queiram fazer parte do programa Cerne. O workshop acontece na Fundação Manoel de Barros, com organização da Anprotec em parceria com a Rede Sul-Mato Grossense de Inovação.
Em conjunto com o workshop, acontece o curso de Implantação Cerne 1 e 2, até o dia 30/03. O diretor de associados da Anprotec, Jardel Matos, afirma que o objetivo é que cada vez mais pessoas se qualifiquem. “Como já está sendo feito, o objetivo é que o Cerne possa ser ampliado para todos os estados brasileiros. Aliado a isso, outro objetivo é o de fortalecer o protagonismo das Redes, movimentando os ecossistemas locais e regionais de inovação do país”, afirma Matos.
O Cerne
Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.
O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções, para ampliar a capacidade da incubadora em gerar empreendimentos inovadores bem sucedidos. O Cerne cria uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.