Consultores e auditores do modelo de gestão Cerne – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – encerraram na última semana de abril as avaliações prévias em incubadoras que implantaram o Cerne 1 e se consideram preparadas para obter a certificação.

Ao todo, a Anprotec promoveu pré-avaliações do Cerne em 62 incubadoras. Os dois últimos ambientes visitados por consultores e auditores foram o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), da Universidade Federal de Uberlândia, e a Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne), de Uberaba (MG.

Como ocorreu desde o início do ano, nas primeiras rodadas, cada uma das incubadoras será visitada por um consultor e um auditor credenciados Cerne que, no em seguida, apresentarão à equipe gestora do ambiente de inovação um documento com sugestões para cumprir os requisitos que eventualmente não estejam em conformidade com o modelo.

Para a superintendente-executiva da Associação, Sheila Oliveira Pires, esse momento de pré-avaliação é importante para que a incubadora se prepare adequadamente para a certificação. “A Anprotec ofereceu esse serviço gratuito às incubadoras associadas, com a intenção de indicar se estão no caminho certo na implantação do Cerne 1 e quais medidas podem ser tomadas para aprimorar as práticas”, explica.

No fim de março, a Anprotec realizou uma avaliação prévia no Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica de Canoas (RS). Segundo a presidente do Instituto, Rosângela Alves, a atividade foi realizada com êxito. “Realmente queríamos um olhar externo, com neutralidade e profissionalismo, pois sabemos que é isso que iremos enfrentar quando solicitarmos a certificação Cerne 1″, destaca Rosângela.

Cerne

Fruto de uma parceria entre a Anprotec e o Sebrae, o Cerne é um modelo de gestão visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Novo edital

No dia 25 de fevereiro, o Sebrae e a Anprotec lançaram, em Brasília, o novo edital do Cerne que vai beneficiar duas modalidades:

– a primeira será destinada às incubadoras que desejam implantar o primeiro nível de maturidade do modelo de gestão, Cerne 1, e passar pelo processo de certificação deste nível;

– a outra modalidade tem como foco a certificação das incubadoras que implantaram o Cerne 1 com apoio do primeiro edital, a implantação do Cerne 2 e a certificação desta segunda etapa.

*Foto: Shutterstock

EVENTOS