Reiterando sua função de liderança no cenário do empreendedorismo inovador, a Anprotec busca a aproximação de todos os entes desse movimento, por meio de iniciativas e projetos. Para a execução destas atividades, destacadas a seguir, um parceiro fundamental tem sido o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cerne

Com o crescimento do número de incubadoras no Brasil, a Anprotec empenhou-se na consolidação de um modelo para promover a melhoria nos resultados apresentados por esses ambientes de inovação. Com esse objetivo, foi criado, em parceria com o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), uma plataforma de soluções para ampliar a capacidade da incubadora em gerar sistematicamente empreendimentos inovadores bem sucedidos. O modelo apresenta práticas-chave associadas a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4), que representam o avanço da incubadora em relação à melhoria contínua. Saiba mais

Programa Educacional Anprotec

Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais habilitados a atuar em ambientes de inovação, em 2014 foi lançado o Programa Educacional Anprotec, em parceria com o Sebrae.  O programa foi idealizado em formato modular, permitindo a aprendizagem contínua dos gestores, a fim de conduzir os ambientes de inovação brasileiros à excelência. O primeiro curso, oferecido em versão piloto, foi voltado à formação de gestores de incubadoras de empresas, com foco na geração e no desenvolvimento de negócios inovadores.  Por isso, foi utilizada uma abordagem totalmente estratégica, deixando aspectos operacionais em segundo plano.

Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador

Outra iniciativa que reconhece boas práticas e os participantes do movimento é o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, que contempla seis categorias: melhor incubadora de empresas orientada para a geração e uso intenso de tecnologias (PIT); melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial (DLS); melhor parque tecnológico (PTH); melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador (CEI); melhor empresa incubada (EI); e melhor empresa graduada (EG). Consagrando novos vencedores a cada ano, o Prêmio é uma iniciativa promovida em parceria com o Sebrae, que mostra à sociedade o potencial de contribuição do movimento do empreendedorismo inovador para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Saiba mais

Café da Manhã

Ao fim de cada ano, a Anprotec promove uma série de atividades para apresentar aos seus membros e parceiros os principais resultados alcançados e propor ações para os próximos anos. Além de reuniões de planejamento e assembleias, é realizado o tradicional Café da Manhã Anprotec & Parceiros, quando a Anprotec apresenta os projetos que desenvolve, e os representantes de instituições parceiras avaliam a contribuição da Associação para o empreendedorismo inovador no Brasil. É nesta ocasião que os parceiros costumam anunciar importantes medidas de fomento ao movimento.

Conferência Anprotec

Para conversar com os diferentes públicos ligados ao empreendedorismo e inovação, a Anprotec e o Sebrae promovem anualmente a Conferência Anprotec, considerado o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina. As atividades incluem minicursos, fóruns e workshops além de sessões plenária e interativas, e são frequentadas por um público cada vez mais amplo. Saiba mais

Parcerias com grandes empresas

Ciente de que o crescimento das empresas do movimento – instaladas em incubadoras de empresas e parques tecnológicos – depende de alianças estratégicas como o setor privado, a Anprotec se empenhou para fomentar a aproximação com grandes corporações que têm a inovação como principal diferencial competitivo, como 3M, Natura e Samsung. Essa prática, já consolidada no cenário internacional, tem contribuído para potencializar o impacto dos produtos e soluções inovadores desenvolvidos por empresas de pequeno e médio portes, estimulando o desenvolvimento de ecossistemas de inovação.

Publicações periódicas

Os ações e resultados da Anprotec são divulgadas à toda a sociedade por meio de importantes ferramentas de comunicação, como a Revista Locus (publicação trimestral), o Info-e (newsletter eletrônica semanal), o site da Associação e mídias sociais, como o Facebook e Twitter. Além desses canais periódicos, a Anprotec lança publicações sobre o empreendedorismo inovador, que contam a história no movimento no país. A Associação também edita e comercializa obras direcionadas aos gestores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas que buscam aprimorar a gestão dos ambientes de inovação, em temas como planejamento, marketing e governança.