Gestão 2022 – 2023

Francisco Saboya Albuquerque Neto – Presidente

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente também é superintendente do Sebrae-PE. Entre 2015 e 2018 foi presidente da Divisão da América Latina da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Por 11 anos (2007-2018) foi presidente do Porto Digital, em Recife-PE – parque tecnológico especializado em desenvolvimento de software e economia criativa e um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, (FCAP-UPE), onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. Também é palestrante nas áreas de inovação, economia criativa e cidades inteligentes e escreve artigos para periódicos e portais sobre estes temas. Foi empreendedor por mais de 20 anos, dirigindo empresas de desenvolvimento de software e consultoria organizacional, com atuação junto aos mercados público e privado. Na gestão pública ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Foi membro do júri do Cannes Lions Festival of Creativity (2013) e, neste mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios.

 

Artur Gibbon – Diretor de Administração e Finanças

Contador e professor adjunto na renomada Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Com um Mestrado em Administração de Empresas pela UFSC e um MBA em Ecossistemas de Inovação pela Unisinos. Além disso, é Diretor do OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico da FURG, Presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Coordenador na Região Sul e Conselheiro do Programa INOVA RS. Ele também é membro do Comitê Gestor do Programa Startup Lab, do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Grande, e do Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 

 

Eduardo Peixoto – Diretor de Relações Internacionais

Eduardo Peixoto é o Executivo Chefe (CEO) do CESAR e aluno de doutorado da CESAR School. Ele desempenhou várias funções técnicas e executivas para diferentes organizações na Holanda, Suíça e Brasil. Atuou também como consultor em inovação para diversas empresas. Eduardo detém o título de M.Sc. em Engenharia Eletrônica pela Technical University of Eindhoven-NL, um MBA pela Kellog School of Management, Evanston-EUA e um treinamento executivo em transformação digital pela Escola de Negócios da Universidade de Columbia, Nova Iorque-EUA.

 


Iara Neves Oliveira – Diretora Técnica

Coordenadora do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2012. É administradora pelo CESUPA, tem MBA em Finanças pela Estratego/FACI e é Mestre em Planejamento do Desenvolvimento da Amazônia pelo NAEA/UFPA. Tem experiência em elaboração e execução de projetos na área de empreendedorismo e é uma admiradora do campo de negócios de impacto e inovação social.

 

 

Jardel Mattos – Diretor de Redes e Associados

Coordenador de empreendimentos e inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2016). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (Rede MS de Inovação) (2015/2019). Ex-Diretor da Anprotec (2016/2017). Ex-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) (2015/2018). Ex-coordenador da Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO de Inovação) (2016/2018). Ex-gerente da Pantanal Incubadora Mista de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PIME/UFMS) (2011/2017). Ex-Diretor Técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA) (2016/20180. Ex-Presidente do Conselho de Administração Superior do Parque Tecnológico Internacional, sediado em Ponta Porã/MS (PTIn) (2015/2018).

 

Rosana Jamal Francisco dos Santos Fernandes – Diretora de Empresas

É sócia fundadora da Baita Aceleradora, onde atua, desde 2013, como Head de Marketing e Desenvolvimento de Parcerias para os programas com startups e corporativos. Nesta função, tem relacionamento direto com startups, investidores, grandes empresas, universidades, centros de pesquisas, mentores e parceiros estratégicos dos ecossistemas de empreendedorismo nacional e internacional. Atua como consultora e professora convidada da FGV na área de Inovação e Empreendedorismo. Foi Diretora Sênior de Desenvolvimento de Produtos da Motorola Mobility para o mercado regional e global.  Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Eldorado e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife), bem como da Agrosmart S/A. Formou-se em Ciências da Computação pela UNICAMP, possui MBA pela FIA/ USP e especialização em governança corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Leonardo Melo – Superintendente Executivo

Leonardo Melo possui uma trajetória que inclui posições de liderança em organizações como o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, PUC-Rio e coalizões internacionais como o K4P Alliances.

Sua formação acadêmica inclui passagens por instituições como a UFRJ, onde obteve seu Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia) e o MBA Executivo pelo Instituto Coppead, bem como pela Université de Technologie de Compiègne (UTC Sorbonne Alliance) na França, onde realizou estudos de pós-doutorado. Leonardo também é pesquisador do programa Futuros, vinculado ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

 

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores