Diretoria - Anprotec
[Diretoria]

Gestão 2016-2017

Jorge Luis Nicolas Audy – Presidente

2.AudyDoutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, e especialista em Gestão de Artes e Tecnologia Multimídia pela IBM e PUC-Rio. É Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e membro de diversas associações científicas (SBPC, SBC, IEEE, ACM) e de diversos conselhos de gestão na área de C,T&I, como o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, o Conselho Deliberativo da EMBRAPII e o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Tem como áreas de interesse e pesquisa a Engenharia de Software, Desenvolvimento Distribuído de Software e Gerência de Projetos. Foi presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) de 2013 a 2015, e vice-presidente da Anprotec de 2012 a 2015.

José Alberto Sampaio Aranha – Vice-Presidente

JoseAranha-siteEngenheiro Químico pela UFRRJ com pós-graduação em Administração pela PUC-Rio, em Comércio Exterior pela Funcex, do Rio de Janeiro, e em empreendedorismo pela Southeastern University (Fort Lauderdale, Estados Unidos). Foi diretor e fundador do Instituto Gênesis da PUC-Rio e leciona como professor convidado em empreendedorismo e inovação do MBA de Gestão do Conhecimento do CRIE/Coppe UFRJ. É consultor Ad Hoc da UNESCO e participa do conselho da BRAIN Ventures, do conselho empresarial de Tecnologia da FIRJAN, de Tecnologia da ACRJ, do Fórum Brasileiro de Economia Criativa e da Câmara Setorial de Economia Criativa da ALERJ. Foi diretor da Anprotec de 2000 a 2007, diretor de novos empreendimentos da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro de 2011 a 2012, além de membro dos Conselhos do Instituto Endeavor Brasil, do Instituto Educacional da BM&FBOVESPA, Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro (REINC) e ANITEC. É autor do livro “InterFaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação”, lançado em 2009 pela editora Saraiva.

Francisco Saboya Albuquerque Neto  – Diretor de Relações Internacionais

saboyaGraduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Desde agosto de 2007 ocupa o cargo de Diretor-Presidente do Porto Digital, parque tecnológico sediado no Recife-PE e especializado em desenvolvimento de software e economia criativa. É conselheiro do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e do Softex Recife. Exerce regularmente a atividade docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, FCAP-UPE, onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. Foi Secretário de Desenvolvimento do Município do Cabo de Santo Agostinho (1998-1999) e Diretor Comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (1995-1996). Como consultor de empresas, atua nas áreas de planejamento estratégico, gestão da inovação e engenharia de processos produtivos nos mercados público e privado. Em novembro de 2015, foi eleito presidente da Divisão Latino Americana da IASP (International Association of Science Parks anda Areas of Innovation).

Renato de Aquino Faria Nunes – Diretor Técnico

RenatoAquino-SitePossui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Lourenço Marques (1970), Moçambique/Portugal, mestrado em Engenharia Elétrica pela University of Manchester Institute of Science and Technology (UMIST), Inglaterra (1975), e doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma universidade (1978). É professor titular, aposentado, da Universidade Federal de Itajubá, onde foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-Reitor de Cultura e Extensão, Diretor do Instituto de Engenharia Elétrica e Reitor no período 2004-2012. Coordenou a elaboração de leis que instituíram sistemas municipais de CT&I nas cidades de Itajubá e Itabira, a implantação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá e do Parque Científico-Tecnológico da mesma cidade. Em 2010 e 2011, atuou como diretor da Anprotec e conselheiro substituto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabira-INDESI (2011-2013). Atualmente, é professor voluntário na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), membro do Conselho Deliberativo do CNPq e presidente da Rede Mineira de Inovação.

Sergio Risola  – Diretor de Empresas

6.RisolaFormado em Ciências Jurídicas, possui extensão em Administração pela USP. Especialização em Gestão estratégica da Inovação tecnológica pela Unicamp e Pós Graduação “Latu Sensu” em Gestão de Habitats de Inovação pela FIA. É Profº. Apoiador do Mestrado e Extensão da FEA/USP. Desde 2007 é Profº .  Assistente da Pós Graduação de Inovação e Empreendedorismo e Gestão de Negócios da FGV/SP. Em 1997 fundou e desde então é diretor executivo do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). Desde 2008 é Conselheiro do Parque Tecnológico de São José Campos. Desde 2008 é  Membro Titular do COMSAUDE – Comitê da Cadeia da Saúde da FIESP que em 2015 derivou para Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindustria ( Bio Brasil ) ComSaúde e Combio.

Tony Chierighini  – Diretor Administrativo Financeiro 

4.TonyGraduado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Auditoria Contábil pela Universidade do Vale do Itajaí. É diretor do CELTA – Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, incubadora administrada pela Fundação CERTI, desde 1992. Participou da criação da Rede Catarinense de Incubadoras – RECEPET. Atua na área de inovação tecnológica há mais de dez anos. Realiza palestra e ministra curso sobre incubadoras, empreendedorismo e inovação e tem participado ativamente em projetos de implantação de novas incubadoras e parques tecnológicos em Santa Catarina. É diretor da Anprotec desde 2010.

Alex Jacobs – Diretor de Ambientes de Inovação

AlexSócio fundador da OBR (Outsource Brazil) uma Aceleradora de Startups e Consultoria em Internacionalização, Diretor Executivo da ABRAII (Associação Brasileira de Aceleradoras), entre outras atividades empresarias e associativas. Possui mais de 30 anos de experiência, atuou como executivo nas empresas EDS (depois HP), CPM Braxis (depois Capgemini), Logica CMG (depois CGI) trabalhando no Brasil, Argentina e nos Estados Unidos. Formado pela PUC-RJ e UFRJ é um apaixonado pela globalização, diferentes culturas. Atualmente focado no empreendedorismo, startups, inovação e na transformação pós-digital das empresas e a criação dos novos negócios do século 21.

Jardel Matos – Diretor de Associados e Redes

JardelGraduado em Direito, é Advogado, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Coordenador de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (RedeMS de Inovação). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Coordenador da Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO de Inovação). Diretor Técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA). De 2011 a 2016 foi Gerente da Pantanal Incubadora Mista de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PIME/UFMS). Ex-Presidente(2015/2016) e membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico Internacional, sediado em Ponta Porã, MS (PTIn).

Sheila Oliveira Pires – Superintendente Executiva

sheilaAdministradora, com DEA (Diplôme d’Études Approfondies) em Ciência da Informação pela Université Aix-Marseille, França; especialização em Gestão de Habitats de Inovação pela Fundação Instituto de Administração (FIA); especialização em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Inteligência Competitiva pela UFRJ/IBICT. É superintendente executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) desde 2005, instituição na qual atuou como gerente de projetos entre 2001 e 2004. Foi gerente do Programa Incubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) entre 1996 e 2004 e participou ativamente na implantação do Programa Hotel de Projetos do Centro e do qual foi gerente entre 1998 e 2004. Participou de vários treinamentos em gestão de habitats de inovação na Espanha, Estados Unidos e Israel. Colaborou em vários projetos de implantação de incubadoras de empresas e agências de desenvolvimento no Brasil, em Angola e no Paraguai. Coordena eventos e trabalhos na área de empreendedorismo e mecanismos de inovação e tem realizado diversas palestras sobre empreendedorismo e incubadoras de empresas e seu papel como plataformas de desenvolvimento sustentável.

Confira os integrantes do Conselho Consultivo

Conheça as diretorias anteriores

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
[CONTATO]