Redes

Redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós, desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação, como valores ou objetivos de desempenho. Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto, altamente dinâmico e suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio (CASTELLS, 2000, p.498).

Organizar-se em redes pressupõe compartilhar objetivos comuns. Prevê trocas, construção coletiva, realizações conjuntas e fortalecimento.

Neste sentido propõe-se, neste eixo temático, ações colaborativas a partir dos interesses comuns das redes estaduais de ambientes de inovação para fortalecer todo o sistema.

Para o desenvolvimento do trabalho neste eixo, consideraremos algumas premissas básicas no que tange a estruturação em redes:

  • Não há redes se seus membros não compartilharem os mesmos objetivos e valores;
  • O fluxo de informações deverá ser livre entre os membros da rede;
  • Todos somos corresponsáveis pelo funcionamento da rede;
  • A participação na rede se dará de forma democrática, pautada pela transparência nas relações.

A essência do trabalho em redes reside no relacionamento pessoa-pessoa (LIPNACK & STAMPS, 1992, p. 10), portanto, o envolvimento e a participação de todos serão fundamentais para o sucesso deste trabalho.

Espera-se que, ao final de 2019, as redes estaduais estejam organizadas e estruturadas para serem reconhecidas como um agente importante no ecossistema local de inovação.

Líder Temático: Ana Cristina Alvarenga Lage

Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI).  Master of Business Administration MBA em Gestão de Habitats de Inovação pela FIA/USP, mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na UFRJ, pós graduada em Desing Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Administração Pública pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo; e graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Atua há mais de 15 anos com projetos de desenvolvimento local, empreendedorismo e inovação. Coordenou o projeto da Rede Mineira de Extensão Tecnológica, que atendeu aproximadamente 260 empresas com demandas de desenvolvimento tecnológico e inovação. Participou, ainda, de vários projetos de fomento à cultura do empreendedorismo e da inovação. Atuou como avaliadora de programas de startups (INOVATIVA, FIEMG Lab e SEED) e do Programa da Qualidade na Gestão (MPE Brasil). É Consultora Credenciada no Sistema Sebrae para as áreas de Empreendedorismo e Inovação.