Conexão entre pequenas e grandes empresas foi tema do Fórum Sebrae - Anprotec
[Conexão entre pequenas e grandes empresas foi tema do Fórum Sebrae]
23/outubro/2017

DSC_2491A 5º edição do Fórum Sebrae de Inovação teve como tema “A simbiose entre pequenas e grandes empresas – protagonismo dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture” e reuniu cerca de 260 pessoas, que lotaram o auditório da 27ª Conferência Anprotec no Rio de Janeiro (RJ).

Rafael Gonçalves, consultor sênior da EloGroup e diretor executivo da Casa Azul, uma aceleradora de startups ligada ao grupo de comunicação O Povo – CE, abriu a programação falando sobre os caminhos e desafios de fazer corporate venture no Brasil e de que formas as grandes empresas estão se relacionando com o ecossistema empreendedor. Segundo Rafael, existe uma mudança profunda acontecendo nos modelos de negócios com o crescimento da valorização das startpus.

“Todas essas transformações que estão acontecendo no mercado trazem mudanças profundas para as grandes empresas, que antes só precisavam se preocupar com as concorrentes diretas. Agora elas também correm risco ao competir com startups. Hoje, grandes corporações são ameaçadas por pequenas companhias”, afirma Rafael, que foi empreendedor residente, com a Elo, na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ.

Em seguida foi realizado um painel sobre os desafios dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture. Com moderação de Armando Clemente, diretor de produtos e atendimento do Sebrae RJ, o  painel contou com a presença de Renato Valente, da Telefônica Open Future; Gabriel Sant’Ana Santos, da Associação Catarinense de Empresas (ACATE); Filipe Cassapo, do Senai PR; e Davidson Boccardo, da Clavis.

Renato Valente destacou a importância do aprendizado com as experiências do programa Telefônica Open Future, que já investiu em mais de 600 empresas.  Já para Filipe Cassapo, do Senai, os setores que mais crescem e atraem o interesse das grandes empresas estão ligados a indústria 4.0, saúde e eficiência energética. Gabriel Sant’Ana Santos, da Associação Catarinense de Empresas (ACATE), por sua vez, ressaltou que essa parceria entre grandes companhias e pequenas empresas tem gerado um grande aprendizado para ambos os lados, mas exige tempo e dedicação.

A segunda parte do Fórum Sebrae teve como tema o “Desafio Tecnológico Gestão de Bairros”, com a realização de um pitch de negócios das startups Asel-Tech (tecnologia e automação industrial), Biomassa do Brasil, (desenvolvimento de material sustentável similar a argamassa), bynd (transporte corporativo), Linha Direta – Wertog (aplicativo de segurança que grava ocorrências e envia automaticamente para a polícia), N2N Virtual (serviço de suporte tecnológico com preço acessível para pessoas/empresas que desejam criar seu marketplace ), TI MOB (software para monitoramento e estacionamento de veículos) e Zumpy (aplicativo de carona compartilhada com pagamento via cartão de crédito).  Realizado em parceria com a empresa MRV Engenharia, o desafio buscou propostas de soluções que contribuam para a dinamização e racionalização de espaços urbanos.  Para o gestor de inovação da MRV Engenharia, Flávio Vidal, foi muito enriquecedor participar do desafio e abrir espaço para startups que possam agregar valor aos negócios da empresa.

Heloisa Menezes, diretora do Sebrae, encerrou o fórum destacando que a inovação nos negócios se dará com mais rapidez quando as startups começarem a trabalhar em conjunto com as grande empresas. “O Sebrae tem apostado muito na alternativa de apoiar a inovação nos pequenos negócios a partir de ações com as grandes empresas. Temos feito parcerias muito importantes com o objetivo de fomentar os negócios em rede. Acreditamos que as estratégias de corporate venture trazem recursos e investimentos que a startup muitas vezes não tem. Todos saem ganhando”, finalizou.

* Fonte: Conferência Anprotec

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]