Anunciados vencedores do Prêmio Nacional de Inovação - Anprotec
[Anunciados vencedores do Prêmio Nacional de Inovação]
27/junho/2017

ganhadores-do-premio-nacional-de-inovacao-materia-270617Sete das 19 empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017, estão ligadas ao Movimento de Empreendedorismo Inovador brasileiro. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (26), em solenidade realizada em São Paulo (SP). O vice-presidente da Anprotec, José Aranha, que participou como membro da comissão julgadora do prêmio, o diretor de empresas da entidade, Sergio Risola, e a superintendente executiva, Sheila Oliveira Pires, representaram a instituição no evento.

Os projetos vencedores foram reconhecidos como referências nacionais no desenvolvimento de inovação. O estado de São Paulo foi o que mais teve empresas premiadas, com cinco projetos. Na sequência, aparecem o Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (4), Bahia (2), Amazonas (1), Goiás (1), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1).

“Fiquei feliz em ver que o Brasil tem uma riqueza enorme com suas próprias empresas, que estão inovando de maneiras fantásticas. Esse prêmio representa um ótimo exemplo de que algo no Brasil está indo muito bem. Nós temos empresas de alto nível, que competem internacionalmente, criam produtos e serviços para o mundo inteiro e estão estabelecidas aqui no país”, afirmou Aranha. “Para nós, da Anprotec, o Prêmio é de grande satisfação também porque constatamos que grande parte dessas empresas são participantes do movimento da Associação, ou seja, somos um movimento que gera empresas que são premiadas”, acrescentou.

A iniciativa, capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), destinou às empresas ganhadoras um total de R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação para a Indústria. Este ano houve recorde de inscrições. Participaram da premiação 3.987 empresas, das quais 34 chegaram à última etapa, e desse total, 11 são ligadas ao Movimento de Empreendedorismo Inovador.

Aranha exaltou também a importância do Prêmio em especial para as pequenas e médias empresas. “Essas empresas recebem no prêmio não só um feedback como também uma consultoria em como podem melhorar. Esse é o único Prêmio brasileiro que avalia a inovação, ou seja, uma premiação fundamental. Ele analisa efetivamente pequenas, médias e grandes empresas e a colaboração de cada uma delas para o Brasil”, finalizou o vice-presidente da Anprotec.

Para o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o prêmio chega em uma boa hora. “Nesse momento em que o país enfrenta tantas notícias negativas, essa premiação representa um momento de renovação e comprova que o Brasil está muito vivo e com vontade de inovar. O Prêmio Nacional de Inovação significa um incentivo, uma abertura das portas da esperança de um país maior e melhor”, comentou Afif.

Foto: Sebrae

Foto: Sebrae

Além disso, todos os troféus distribuídos aos vencedores foram concebidos pela Cliever Tecnologia, empresa que foi incubada na Incubadora Raiar, da PUCRS, associada à Anprotec. Eles foram feitos em impressoras 3D totalmente nacionais.

O prêmio foi dividido em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. Cada modalidade destinou uma premiação para as categorias inovação do produto, inovação do processo, inovação em marketing, inovação organizacional e gestão da inovação.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram selecionados a partir das escolhas de uma banca de juízes composta por representantes da CNI e do Sebrae e dos parceiros institucionais do prêmio: Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

EMPRESAS DO MOVIMENTO

Os ganhadores do prêmio que fazem parte do Movimento de Empreendedorismo Inovador são: 
 
MPE ALI: 

Categoria Marketing: BIOTECHNOS (RS) – integra o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), associado à Anprotec, vinculado ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e a Universidade de São Paulo (USP).

Categoria Gestão da Inovação: Simbios Biotecnologia (RS) – recebe apoio do programa do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Tecnova RS, de incentivo e fomento ao desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores.

MPE:

Categoria Produto: FORNARI (SC) – é apoiada pela Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), associada à Anprotec.

Categoria Marketing: Pharmakos D’Amazônia (AM) – é uma das empresas pioneiras do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), associado à Anprotec.

Categoria Organizacional: ENGPISO (BA) – uma das sedes da empresa é na AITY Incubadora de Empresas, associada à Anprotec, do Parque Tecnológico da Bahia.

GRANDE EMPRESA:

Categoria Produto: WHIRLPOOL (SC) – possui uma histórica parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), associada à Anprotec.

Categoria Organizacional: NATURA (SP) –  associada à Anprotec.

As outras empresas finalistas do prêmio que fazem parte do Movimento de Empreendedorismo Inovador são:

MPE:

Categoria Produto: PRISCO (AL) – seu laboratório de pesquisa fica na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), associada à Anprotec.

Categoria Organizacional: PISCIS (CE) – empresa ligada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), associado à Anprotec, e recebe apoio do Tecnova CE.

MÉDIA EMPRESA

Categoria Processo: NORVINCO (AL) – possui uma parceria com a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), associada à Anprotec.

GRANDE EMPRESA:

Categoria Gestão da Inovação: SAMSUNG (SP) – é parceira estratégica da Anprotec e financia, em parceria com a Associação, o Programa de Promoção da Economia Criativa.

Confira AQUI a lista completa da empresas vencedoras.

*Com informações da CNI

[Busca]
[Associados]
Acesso restrito

Esqueci minha senha
[Newsletter]
[Agenda]
[Realizações Anprotec]
    Land2Land
    Avance!
    Programa de Promoção da Economia Criativa
    CERNE
    Sapi
    Missões internacionais Missões internacionais Missões internacionais
    Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas Estudos e pesquisas
    Conferência Anprotec Conferência Anprotec Conferência Anprotec
    Memória Anprotec Memória Anprotec Memória Anprotec
[Parceiros]
    Sebrae
    EBN
    MDIC
    Apex
    Cnpq
    MCTI
    InBIA
[CONTATO]