Como implantar o Cerne

Objetivo: Apresentar os conceitos, princípios e estrutura do Modelo de Maturidade Cerne, de forma que o aluno compreenda os resultados esperados com a implantação do modelo. Adicionalmente, serão tratados todos os processos-chave do nível de Cerne 1 e os estágios de evolução de cada uma das práticas-chave desse nível de maturidade.

Carga horária: 16h

Conteúdo:

Módulo I – Modelo Cerne: princípios e estrutura

Ementa: vocabulário Cerne, princípios e estrutura do modelo, lógica de organização, processos-chave referentes a cada nível de maturidade, práticas-chave relativas a cada processo-chave; ciclo PDCA;

Módulo II – Selecionando Empreendimentos Inovadores

Ementa: sensibilização sobre empreendedorismo e inovação, prospecção de ideias inovadoras, qualificação de potenciais empreendedores, plano de negócios para apresentação de propostas de empreendimentos, avaliação e seleção de empreendimentos inovadores, aspectos jurídicos relacionados ao ingresso dos empreendimentos na incubadora.

Módulo III – Agregando Valor aos Empreendimentos

Ementa: planejamento de empreendimentos inovadores, nas vertentes empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão; qualificação dos empreendedores, nas vertentes desenvolvimento pessoal, tecnologia, mercado, capital e gestão; assessoria e consultoria para inovação, nas vertentes empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão.

Módulo IV – Acompanhamento, Orientação e Avaliação dos Empreendimentos

Ementa: monitoramento do empreendedor, monitoramento da tecnologia, monitoramento financeiro, monitoramento do mercado, monitoramento da gestão; graduação de empreendimentos; projetos conjuntos entre incubadora e graduados.

Módulo V – Gerenciamento Básico

Ementa: gestão financeira, sustentabilidade da incubadora, estrutura organizacional da incubadora, sistema de comunicação e marketing, gestão da estrutura física e tecnológica; apoio à gestão.

Atenção: esse curso pode ser solicitado pelas Unidades da Federação que tiverem interesse em capacitar as incubadoras. Para isso, basta encaminhar um e-mail para: cerne@anprotec.org.br 

EVENTOS