Qualificando ambientes de inovação

Qualificando ambientes de inovação

O que é o Cerne?

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados dos ambientes de inovação (incubadoras, pré incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, dentre outros) de diferentes setores de atuação. Para isso, o CERNE foi estruturado como um modelo de maturidade da capacidade do ambiente de inovação em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores de sucesso.

O que é o Cerne?

O Centro de Referência para Apoio a Novos
Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que
visa promover a melhoria expressiva nos resultados
dos ambientes de inovação (incubadoras, pré
incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, dentre outros) de diferentes setores de atuação. Para isso, o CERNE foi estruturado como um modelo de maturidade da capacidade do ambiente de inovação em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores de sucesso.

Metodologia Cerne

Em função da complexidade e do número de processos chave a serem implantados, o Cerne foi estruturado como um Modelo de Maturidade da Capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos de sucesso. Para isso, foram
criados quatro níveis crescentes de maturidade.
A lógica escolhida para estruturar os níveis de maturidade foi organizá-los a partir de “Eixos Norteadores” empreendimento, incubadora, rede de parceiros e melhoria contínua (inovação).

O modelo Cerne está estruturado em três
níveis de abrangência

Metodologia Cerne

Em função da complexidade e do número de processos-chave a serem implantados, o Cerne foi estruturado como um Modelo de Maturidade da Capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos de sucesso. Para isso, foram criados quatro níveis crescentes de maturidade. A lógica escolhida para estruturar os níveis de maturidade foi organizá-los a partir de “Eixos Norteadores”: empreendimento, incubadora, rede de parceiros e melhoria contínua (inovação).

O modelo Cerne está estruturado em três
níveis de abrangência

CERNE 1

Prospectar e selecionar
boas ideais e transformá-las
em negócios

CERNE 2

Gestão efetiva do ambiente
de inovação como uma
organização

CERNE 3

Estabelecimento de uma
rede de parceiros.

CERNE 4

Consolidação do sistema
de gestão da inovação

Próxima turma

No momento não estamos com turmas abertas
Deixe seu e-mail abaixo que avisaremos você assim que abrir.

Inscrições abertas para o curso de Implantação do modelo Cerne de Gestão de Incubadoras
29/5/23 a 6/6/23

Saiba mais

Notícias

Conheça os impactos do Modelo Cerne

A Anprotec, em parceria com o SEBRAE e com a Fundação Instituto de Administração – FIA, realizou o estudo ‘Impactos do Modelo Cerne’, para mapear e analisar os impactos do Cerne no movimento de incubação brasileiro.
Por meio de abordagem metodológica específica, desenvolvida pela FIA, a mensuração do impacto do Cerne ocorreu na esfera organizacional dos atores-chave envolvidos, das incubadoras e das empresas (incubadas e graduadas).

Conheça os impactos do Modelo Cerne

A Anprotec, em parceria com o SEBRAE e com a Fundação Instituto de Administração – FIA, realizou o estudo ‘Impactos do Modelo Cerne’, para mapear e analisar os impactos do Cerne no
movimento de incubação brasileiro.
Por meio de abordagem metodológica específica, desenvolvida pela FIA, a mensuração do impacto do Cerne ocorreu na esfera organizacional dos atores-chave envolvidos, das incubadoras e
das empresas (incubadas e graduadas).

Realização